top of page
Buscar
  • appeasyfind

Falta de tempo? Aprenda a gerir de forma eficaz o seu tempo

Atualizado: 24 de jun. de 2021

Nos dias que correm a gestão de tempo é uma competência cada vez mais valorizada por parte das empresas e necessária na vida quotidiana de cada um de nós. Apesar de este desafio não ser de agora, a nossa sociedade moderna vê o tempo como um recurso valioso e um inimigo que deve ser controlado.



Afirma-se que o problema não é a falta de tempo, mas sim a falta de definição de prioridades. Tem-se sempre tempo para tudo o que se prioriza. Anda constantemente ocupado, apressado e ansioso? Nunca tem tempo para nada? Aprenda a gerir o seu tempo de forma eficaz em 5 passos, confira:


Defina Objetivos

Como tudo na vida temos que estabelecer metas, quer a nível profissional, quer a nível pessoal. O que queremos? Quando é que queremos? Como vamos alcançar? Questões importantes que nos façam perceber se os nossos objetivos estão a ir ao encontro do modelo SMART, Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Realizáveis e em Tempo útil.

Delegue e priorize as tarefas importantes

Antes de o dia começar faça uma lista das tarefas que necessitem da sua atenção imediata. Anteponha as tarefas que tem mesmo que fazer, por exemplo ir ao supermercado. Fazer uma lista de compras irá fazer com que a tarefa de ir às compras seja realizada com mais rapidez.



Agende as tarefas

O agendamento das tarefas que tem para realizar irá fazer com que consigo ter uma visão geral e um maior controlo sobre estas. Existem aplicativos móveis destinados para este fim.


Evite o stress e a procrastinação

Acaba por ficar mais cansado quando acumula tudo para a última da hora. A gestão de tempo irá auxilia-lo a economizar o seu tempo, dinheiro e bem-estar. O stress e a procrastinação são dois grandes inimigos da produtividade, fuja ao máximo deles.


Defina deadlines

No momento em que assumir uma tarefa, estabeleça uma data limite alcançável foque-se nela para a cumprir a todo o custo. Contundo, evite fazer tudo ao mesmo tempo, os seres humanos realizam com maior eficácia as suas tarefas quando se focam e concentram em poucas de cada vez, havendo sempre exceções.


Cada um tem que encontrar a sua maneira para melhor gerir o seu tempo. O importante é independente do número de horas que se tenha pela frente, sem foco não há como administrar o tempo.


1 visualização

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page